A Brasital foi uma indústria têxtil fundada no final do século XIX, uma das primeiras do estado de São Paulo, sendo um dos prédios históricos mais importantes da cidade de São Roque onde está localizada.
O prédio começou a ser construído após o italiano Enrico Dell’Acqua expandir suas industrias têxteis que já exportavam a partir de vários lugares, como a própria Itália seu país natal e da Argentina.
No ano de 1890 foi fundada a Sociedade Italiana de Exportação Enrico Dell’Acqua, com sua sede em Milão e filiais em Buenos Aires e São Paulo. A fábrica era movida por uma represa com 4000m² de área inundada, 3600m² de área construída e uma queda de água de 30 metros de altura, o que impulsionava os teares da empresa produzindo materiais com tecidos em algodão, como brim, toalhas e colchas.
Anos depois em 1899 a empresa ganhou outro nome, veio a se tornar uma sociedade anônima, passando a se chamar “Societá de Esportazione Enrico Dell’Acqua” que 20 anos mais tarde teve uma nova troca na direção e teve novamente seu nome alterado, dessa vez para Brasital, uma junção entre Brasil e Itália.
A então Brasital, chegou em seu ápice no ano de 1960 quando chegou a empregar 3000 funcionários. A indústria foi fechada no ano de 1970 quando a empresa já não tinha mais espaço no mercado e não pode acompanhar os avanços tecnológicos que seus concorrentes apresentavam.
A reinauguração do espaço viria 17 anos mais tarde, como “Centro Educacional e Cultural Brasital”, no dia 1º de maio de 1987, um aparelho cultural municipal que conta com biblioteca, trilhas pela mata, atividades esportivas e cursos profissionalizantes